sexta-feira, 8 de março de 2013

DICAS PARA GERENCIAR SUA REPUTAÇÃO ONLINE


Quem não se lembra dos conselhos de mãe avisando para ter cuidado  com o que diz e faz, pois sempre tem alguém olhando? E, olha que sábio aviso antecede a era das redes sociais!
Recente mente o colunista Ty Kiisel, colaborador da Revista Forbes chamou a atenção para o assunto em seu artigo “4 dicas para gerenciar sua reputação online”, afirmando que  a mídia de Internet e as redes sociais tornaram-se um lugar muito menor que as menores cidades, onde todo mundo sabe da vida de todo mundo.
Atualmente, os blogs e as redes  sociais se tornaram até ferramentas de seleção de pessoal nas empresas, pois muito sobre a pessoa pode ser visto e concluído através de seu perfil, fotos e comentários. E com certeza um potencial empregador  irá “fuçar” sua página e terá uma idéia errada sobre sua integridade, sem falar de um possível cônjuge.  Por isso, todo cuidado é pouco. A discrição é a chave.
Beber além da conta e postar fotos da “farra” no face pode ser um tiro no pé se o internauta está em busca de um emprego ou de uma promoção. Comentários maldosos sobre pessoas também são péssimas, pois um amigo do amigo dessa pessoa pode ler o post .
Então, anote as dicas de Ty Kiisel e cuide de sua imagem online:
  1. Cuide de sua marca pessoal: Não diga ou faça nada que possa manchar sua marca. Não  promova online eventos ou produtos duvidosos, podem associar à sua imagem. Sobre política ou assuntos polêmicos, cuidado com opiniões radicais.
2. Não  discuta online: Discutir ou brigar com alguém on-line é como gritar com vizinho no meio da rua ou do seu condomínio. Todo mundo pode ouvir e julgá-lo um louco, se for mulher, no mínimo “barraqueira”.
3. Lembre-se da regra de ouro: Trate os outros como gostaria de ser tratado. Em mensagens de texto seja sempre cortês e polido. Mesmo que discorde da opinião da outra pessoa, discorde educadamente. E for muito ocupado e escrever mensagens sempre curtas e objetivas, perca alguns segundos para iniciar cumprimentando e terminar agradecendo.
4.                  Lembre-se de que o que acontece online permanece on-line:  O que você postar fica na rede, passa o tempo e muitos ainda podem acessar. Cada comentário, cada atualização de status, cada resposta é capturada e armazenada em um servidor em algum lugar .
5.                  Se quem está na rede é a sua empresa, maior cuidado ainda. Como qualquer tipo de interação com o público, exige uma abordagem cuidadosa e estratégica para divulgar seus produtos  e sua organização. E lembre-se que patrocinar ou veicular eventos ou negócios duvidosos pode  trazer prejuízos ao invés de benefícios.

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