Quem não se lembra dos conselhos de mãe avisando para ter
cuidado com o que diz e faz, pois sempre
tem alguém olhando? E, olha que sábio aviso antecede a era das redes sociais!
Recente mente o colunista Ty Kiisel, colaborador da Revista Forbes
chamou a atenção para o assunto em seu artigo “4 dicas para gerenciar sua
reputação online”, afirmando que a mídia
de Internet e as redes sociais tornaram-se um lugar muito menor que as menores
cidades, onde todo mundo sabe da vida de todo mundo.
Atualmente, os blogs e as redes
sociais se tornaram até ferramentas de seleção de pessoal nas empresas,
pois muito sobre a pessoa pode ser visto e concluído através de seu perfil,
fotos e comentários. E com certeza um potencial empregador irá “fuçar” sua página e terá uma idéia
errada sobre sua integridade, sem falar de um possível cônjuge. Por isso, todo cuidado é pouco. A discrição é
a chave.
Beber além da conta e postar fotos da “farra” no face pode ser um tiro no pé se o
internauta está em busca de um emprego ou de uma promoção. Comentários maldosos
sobre pessoas também são péssimas, pois um amigo do amigo dessa pessoa pode ler
o post .
Então, anote as dicas de Ty Kiisel e cuide de sua imagem online:
1. Cuide de sua
marca pessoal: Não diga ou faça nada
que possa manchar sua marca. Não promova online eventos ou
produtos duvidosos, podem associar à sua imagem. Sobre política ou assuntos
polêmicos, cuidado com opiniões radicais.
2. Não discuta online: Discutir ou brigar com alguém on-line é como
gritar com vizinho no meio da rua ou do seu condomínio. Todo mundo pode ouvir e julgá-lo um louco, se for mulher, no
mínimo “barraqueira”.
3. Lembre-se da regra de ouro: Trate os outros como gostaria de ser tratado. Em mensagens
de texto seja sempre cortês e polido. Mesmo que discorde da opinião da outra
pessoa, discorde educadamente. E for muito ocupado e escrever mensagens sempre
curtas e objetivas, perca alguns segundos para iniciar cumprimentando e
terminar agradecendo.
4.
Lembre-se
de que o que acontece online permanece on-line: O que você postar fica na rede, passa o tempo e muitos
ainda podem acessar. Cada comentário, cada atualização de status,
cada resposta é capturada e armazenada em um servidor em algum lugar .
5.
Se quem está na rede é a sua
empresa, maior cuidado ainda. Como qualquer tipo de interação com o público,
exige uma abordagem cuidadosa e estratégica para divulgar seus produtos e sua organização. E lembre-se que patrocinar ou veicular eventos ou negócios
duvidosos pode trazer prejuízos ao invés
de benefícios.
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