sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



  • Para ser uma dona de casa perfeita, uma mulher cuidadosa e hospitaleira, deve conhecer também algumas regras de bem viver e, em particular algo sobre etiqueta à mesa, da qual damos um breve “decálogo”.
  • Mastigar silenciosamente e não falar com a boca cheia.
  • Ao se tomar uma sopa, não se deve fazer nenhum rumor.
  • Nunca encha demasiadamente a boca.
  • O alimento é que deve ser levado à boca e não vice-versa.
  • Sente-se comodamente, com o corpo direito, mas não excessivamente rígido.
  • O guardanapo deve ser colocado no colo.
  • Os cotovelos não devem ser apoiados na mesa e sim permanecer junto ao corpo, mesmo quando se deve cortar um alimento mais duro.
  • Devem-se colocar apenas dois terços de sopa na colher, que será levado à boca não pela ponta e sim por um dos lados.
  • O caldo servido em taças deve ser tomadas diretamente e não com a colher que servirá apenas para provar e verificar se o líquido não está muito quente.
  • A colher de sopa será deixada no prato com o cabo voltado para a direita e em sentido horizontal.
  • Os alimentos não devem nunca ser deixados desordenadamente no prato mas no centro.
  • O alimento não deve ser cortado todo de uma vez, mas pouco a pouco, conforme se vai comendo.
  • O ovo estalado será servido no recipiente em que foi feito e comido com pedacinhos de pão, sem, entretanto, desfazer muito a gema.
  • Os frutos de mar são comidos com a mão, pegando-se a conchinha por uma de suas extremidades. Somente para a ostra admite-se o talher.
  • Nunca se deve colocar dois bocados no garfo.
  • Quando se acabou de comer, o garfo e a faca, levemente cruzados, irão para o centro do prato, sem sentido perpendicular.
  • O peixe não se deve ser cortado com a faca, deve-se usar o talhar apropriado. Primeiro tira-se a cabeça, depois a cauda e faz-se um corte no dorso para tirar delicadamente os filés.

Arte Culinária





Arte Culinária que, Segundo parece distingue-se e outros textos do mesmo gênero por apresentar umas características próprias, particulares, pois se originou, principalmente da união de duas formas de experiências: Das donas de casa que consideram a alimentação como algo de fundamental na vida em família e a experiência mais profunda e completa de mestres e chefes de cozinha que amam realmente sua profissão. Sabemos que a cozinha agrada quando é simples, clássica, genuína, isto é, quando está ao alcance de todos, quando posta em prática sem receio. Por esta razão devemos levar em consideração quem vamos receber e o que vamos servir. Nunca podemos esquecer que a nossa família merece sempre o melhor. Frequentemente, porém este ritual cotidiano é feito apressadamente, às vezes bastam dois pratos, sem levar em consideração que também os olhos devem ter sua vez.


Peixes


Quantas vezes você já não se terá encontrado diante de uma banca de peixe, fascinada pela grande variedade exposta, mas se viu incapaz de reconhecer e dar nome aos peixes que não pertencem às espécies mais conhecidas. E quantas vezes não comprou os mais clássicos, deixando de lado os outros peixes ótimos, e, sobretudo menos custosos? Hoje, porém você poderá aprender alguma coisinha sobre o assunto. Antes de fazer sua compra, observe bem os tipos de peixe que lhe apresentamos nesta edição e nas próximas.

Peixes de Água Salgada:

Agulha:
Peixe dotado de um longo e fino prolongamento da boca, sua carne é apreciada e saborosa.








Anchova:
 Peixe pequeno, de carne saborosa, ótimo que seja fresco , seco ou em conserva; seu dorso é verde azulado, seus flancos, prateados; as anchovas são excelentes no antepasto.







Arenque: 
Peixe de forma elegante e fina, de pele finíssima e escamas que se destacam facilmente a cor de seu dorso é azul-escura, mas seu ventre é prateado. É apreciado quando fresco, mas o é muito mais quando seco. 







Badejo:  
Pertence á família das merluzas; sua pele é cinza-esverdeada e sua barbatanas negras; possui carne boa e delicada, embora levemente aquosa, quando esta fresco, suas escamas são cor de prata brilhantes, o olho vivaz e róseo, sua carne é fina; é ótimo assado ou cozido.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Falta de consciencia ou respeito?



A cadeirante Maria, auxiliada por seu Aldo, teve que trafegar pela rua porque a calçada 
não oferecia condições de tráfego para cadeira de rodas.



  Quem anda a pé pelas ruas de Dourados enfrenta sérios problemas com as más condições das calçadas.

  Nossa redação, após ouvir uma reclamação, saiu às ruas para verificar a situação. Percebemos muitas irregularidades nas áreas destinadas aos pedestres. No centro da cidade, os calçamentos apresentam muitas imperfeições que obstruem e dificultam a circulação das pessoas, além do aspecto estético negativo na cidade. Nos bairros, ainda existe a ausência de calçadas em diversas ruas e as existentes encontram-se esburacadas, muitas sem revestimento de cimento dificultando o tráfego de pedestres principalmente em dias de chuva. Além disso, muitas servem de depósito de lixo.

  O fato é que a responsabilidade pela construção e manutenção das calçadas cabe aos proprietários dos imóveis, que parecem não se importarem com o bem estar do próximo, principalmente dos deficientes físicos, das mães com carrinhos de bebês e idosos. E embora o proprietário seja responsável pela conservação das calçadas não significa que ele seja o dono da calçada. Elas são públicas e ninguém tem o direito de usá-los para outros fins senão para passagem de pedestres.


Uma mureta divide a calçada no Jardim Clímax




O desrespeito aos pedestres chegou ao ponto máximo da inconsequência ao construírem muretas numa calçada no Jardim Clímax. No centro, muitas empresas utilizam as calçadas como estacionamento de clientes. Alguns comerciantes usam a calçada como extensão de lanchonetes e bares, obrigando o pedestre a desviar e ir para a rua, porque o lugar dele na calçada foi ocupado por mesas e cadeiras.

 Outros municípios brasileiros que enfrentam o mesmo problema apresentaram projetos de nivelamento das calçadas, onde a prefeitura realiza as obras e cobra o valor correspondente dos proprietários dos imóveis. O projeto foi apresentado em algumas cidades catarinenses com o objetivo de melhorar a estética da cidade e garantir a mobilidade urbana a todos os cidadãos, principalmente dos portadores de deficiência, que os são mais prejudicados com o desnível.

Entulhos e até uma sucata de carro ocupam as calçadas.
Além do desnível, materiais de construção são depositados 
na calçada em frente a uma construção.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

QUEM NÃO TEM SUJEITO NÃO FLEXIONA!


 “Fazem dez anos que eu digo isso!” ERRADO
O certo é “faz dez anos que eu digo isso”.
O verbo faz, quando indica tempo, é sempre no singular.
Por isso, tanto faz se faz um ano ou faz mil anos, a regra do verbo sem sujeito é sempre esta.



O Segredo da Juventude


  
 Prolongar o envelhecimento retardando as rugas e sinais do tempo é um sonho de toda mulher. Parecer mais jovem eleva a autoestima e aumenta a motivação para a vida.
  Mas, existe realmente essa fórmula mágica? Especialistas garantem que  manter uma vida saudável é o segredo. Segundo o americano Chris Crowley, de 72 anos, co-autor do livro Fique Mais Jovem a Cada Ano, a fórmula para manter-se ativo sempre é muito mais simples do que as pessoas imaginam: exercícios, bom humor e amigos.
No  entanto, para dar uma forcinha à natureza ajudar a pele ficar mais lisinha, listamos algumas receitinhas caseiras fáceis e eficientes. Anote.




RECEITAS CASEIRAS CONTRA O ENVELHECIMENTO:

    Amasse duas bananas e deixe esfriar 20 minutos na geladeira.
Mexa até ficar consistente e homogêneo aplique no rosto.
    Feito isso, descanse o corpo e deite descanse por 15 minutos.
    O creme de banana pode ficar no rosto pelo menos 60 minutos. Faça essa receita pelo menos uma vez por semana.
    Os efeitos são imediatos quanto a maciez da pele, e as rugas começam a sumir nas primeiras semanas.

COMO TIRAR MANCHAS SENIS DAS MÃOS:

   Através de um esfoliamento a cada 15 dias, evite se expor sua mãos ao sol, usar filtro solar.
   Veja abaixo a receita de um super-esfoliante:

Faça uma mistura de 2 colheres de açúcar e 2 colheres de mel. Aplique uma vez por semana massageando as mãos durante 5 minutos.