sexta-feira, 8 de março de 2013

CARTÃO SUS AGORA É OBRIGATÓRIO

O Cartão Nacional de Saúde foi criado para possibilitar a organização de um Banco de dados único e para agilizar os atendimentos  gerando um histórico de cada paciente, o  cartão SUS agora é obrigatório inclusive para aqueles que possuem plano de saúde, ou realizam consultas de forma particular.

O Cartão Nacional de Saúde  atende a uma demanda histórica da saúde no Brasil. Tem como objetivo fundamental a identificação do usuário do SUS e o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados pelo sistema de saúde, onde quer que eles aconteçam, através do acesso a uma base nacional de dados de saúde do cidadão. É o instrumento de informatização necessário para a organização da rede de atenção à saúde e de gestão do SUS.
Segundo a Agência Nacional de Saúde, o sistema Cartão Nacional da Saúde facilita o atendimento ao cidadão e qualifica o trabalho dos gestores e profissionais da área da saúde. Ele identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público.
Todo mundo deve ter cartão SUS, afirma a ANS, em sua página na internet,  mas quem tem convênio médico não precisa se preocupar em fazer o cadastro, a responsabilidade deste cadastro é das operadoras, que devem informar os dados de cadastro do paciente para o governo.
A  Agência  Nacional  de  Saúde – ANS,  obriga  todas  as operadoras de planos de saúde e planos odontológicos a ter em seus registros  o  número  do  cartão  SUS  de seus  usuários. E que novas adesões são possíveis somente Informando o número do cartão SUS.
Apesar da obrigatoriedade do cartão,  nenhum usuário do SUS e nenhum conveniado de plano de saúde poderá ter seu atendimento negado por não possuir o cartão.
Para quem não tem plano de saúde e ainda não fez o cartão, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, levando RG, CPF e comprovante de endereço. As secretarias de saúde são responsáveis pelo cadastramento e emissão do cartão.

OS PERIGOS DO CONSUMISMO



















Fonte: blog Educação adventista: "Consumismo é o abismo entre o que se quer e o que se pode ter"


Enquanto o consumo é o ato de comprar produtos e/ou serviços que se tem necessidade, o consumismo pode ser conceituado como o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e sem consciência.
O consumismo é  compulsivo, descontrolado e deixa se influenciar pelo marketing das empresas. As pessoas compram coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.
O consumismo é uma das características do capitalismo e da vida moderna, onde a compra de luxos e produtos desnecessários são meios usados pela sociedade para demarcar o papel e importância de uma pessoa na mesma. O pior é que tende a substituir atributos pessoais, por exemplo, descartando outros meios de identificação, como personalidade e habilidades sociais.
Já em1955, bem antes dos celulares quase descartáveis e das mudanças da moda à cada estação, o economista Victor Lebow comentou: “Nossa economia produtiva requer que o consumo se torne nosso modo de vida, a convertermos o ato de comprar e usar bens como rituais, que tenhamos satisfação pessoal e espiritual ao consumirmos. Precisamos consumir, queimar, substituir e descartar em uma velocidade muito rápida”.
AS CAUSAS
Segundo especialistas, o consumismo não está relacionado simplesmente à aquisição de bens para o consumo, mas, geralmente tem causas emocionais, sociais e psicológicas, como por exemplo, suprir a indiferença social, a solidão, frustração,  a falta de recursos financeiros e a baixa auto-estima. Com essas ideias, se afirma que quem compra demais, projeta carências e angústias cujas origens estão bem distantes do shopping. O dr. Giovani Siri, pesquisador da Universidade Vita-Salute San Rafaelle, de Milão, diz que o costume de consumir costuma parecer por volta dos 18 anos e pode comprometer o equilíbrio emocional e o orçamento familiar.

MULHERES CONSOMEM MAIS
O consumismo é mais comum nas mulheres, segundo dados obtidos pela ferramenta Target Group Index,  67% das mulheres entrevistadas declararam ter feito compras pessoais nos últimos 30 dias. Nesse quesito, estão excluídas a compras de alimentos. A mesma pergunta foi realizada para os homens e, nesse caso, a porcentagem dos que declararam ter comprado um item pessoal nos últimos 30 dias foi de 58%.
Segundo matéria publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (n.º 212) no Reino Unido as mulheres compram 85% dos produtos, e nos Estados Unidos mais de 75%. No Brasil, elas repondem por 94% do mobiliário doméstico, 45% dos carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde. Movimentaram no ano anterior 57,9 bilhões de reais apenas em compras no cartão de crédito.
Para a psicóloga Ivanilde Sampaio, a mulher é uma consumista por natureza. "Os homens não consomem tanto. Por outro lado a mulher todo dia precisa de uma blusinha, para combinar com sua bijuteria nova. A mulher tem a necessidade de se apresentar bem e por isso gasta mais”. Justifica.
Mal do século
Além dos danos materiais que os consumistas compulsivos causam a si mesmos, o prejuízo é também do meio ambiente que sofre com este mal,  pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo. Os críticos citam que o Consumismo aumenta o aquecimento global e o uso de recursos naturais de forma exagerada. Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ecologia chegou a conclusão que consumimos 30% a mais do que a Terra pode suportar
Hoje, pensar em cuidado com o meio ambiente não é só dos movimentos ambientalistas, mas, diante de tantas mudanças climáticas, catástrofes naturais e escassez de recursos também passaram a ser preocupação de pesquisadores, órgãos internacionais, governos e setor produtivo.
No Brasil, dia 15 de outubro foi escolhido pelo Ministério do Meio Ambiente como o Dia do Consumidor Consciente, data comemorada desde 2009, coincidentemente  no Dia do Professor, esperando-se que as pessoas “aprendam” que o consumo desenfreado está contribuindo para um planeta mais quente e esgotado e que só a educação ambiental formará consumidores conscientes no futuro. A prática do consumo consciente pressupõe o controle dos impulsos de consumir.




DICAS PARA GERENCIAR SUA REPUTAÇÃO ONLINE


Quem não se lembra dos conselhos de mãe avisando para ter cuidado  com o que diz e faz, pois sempre tem alguém olhando? E, olha que sábio aviso antecede a era das redes sociais!
Recente mente o colunista Ty Kiisel, colaborador da Revista Forbes chamou a atenção para o assunto em seu artigo “4 dicas para gerenciar sua reputação online”, afirmando que  a mídia de Internet e as redes sociais tornaram-se um lugar muito menor que as menores cidades, onde todo mundo sabe da vida de todo mundo.
Atualmente, os blogs e as redes  sociais se tornaram até ferramentas de seleção de pessoal nas empresas, pois muito sobre a pessoa pode ser visto e concluído através de seu perfil, fotos e comentários. E com certeza um potencial empregador  irá “fuçar” sua página e terá uma idéia errada sobre sua integridade, sem falar de um possível cônjuge.  Por isso, todo cuidado é pouco. A discrição é a chave.
Beber além da conta e postar fotos da “farra” no face pode ser um tiro no pé se o internauta está em busca de um emprego ou de uma promoção. Comentários maldosos sobre pessoas também são péssimas, pois um amigo do amigo dessa pessoa pode ler o post .
Então, anote as dicas de Ty Kiisel e cuide de sua imagem online:
  1. Cuide de sua marca pessoal: Não diga ou faça nada que possa manchar sua marca. Não  promova online eventos ou produtos duvidosos, podem associar à sua imagem. Sobre política ou assuntos polêmicos, cuidado com opiniões radicais.
2. Não  discuta online: Discutir ou brigar com alguém on-line é como gritar com vizinho no meio da rua ou do seu condomínio. Todo mundo pode ouvir e julgá-lo um louco, se for mulher, no mínimo “barraqueira”.
3. Lembre-se da regra de ouro: Trate os outros como gostaria de ser tratado. Em mensagens de texto seja sempre cortês e polido. Mesmo que discorde da opinião da outra pessoa, discorde educadamente. E for muito ocupado e escrever mensagens sempre curtas e objetivas, perca alguns segundos para iniciar cumprimentando e terminar agradecendo.
4.                  Lembre-se de que o que acontece online permanece on-line:  O que você postar fica na rede, passa o tempo e muitos ainda podem acessar. Cada comentário, cada atualização de status, cada resposta é capturada e armazenada em um servidor em algum lugar .
5.                  Se quem está na rede é a sua empresa, maior cuidado ainda. Como qualquer tipo de interação com o público, exige uma abordagem cuidadosa e estratégica para divulgar seus produtos  e sua organização. E lembre-se que patrocinar ou veicular eventos ou negócios duvidosos pode  trazer prejuízos ao invés de benefícios.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O poder da classe C no mercado de consumo


A classe C, que já foi ignorada pelo mercado de consumo, hoje está em evidência e começa a ser assediada pelas empresas de produtos e serviços. Afinal, a classe está na periferia, nos subúrbios das grandes cidades, e agora, nas faculdades e nos shoppings, é a nova classe consumidora. 
Sobre esse assunto, o I Fórum Novo Brasil, apresentou painéis e opiniões de especialistas sobre a classe média e baixas emergentes. O Instituto Data Popular, apresentou tendências para o Brasil até 2022 e um panorama atual, confira:


  • As favelas passam a ser desejadas pelas empresas
Isso se deve devido a mudança do perfil dos moradores de favelas. A grande população das favelas tem despertado o interesse do mercado, pois a soma de todas as favelas brasileiras equivale ao 5º mais populoso estado do país. Somente as favelas do Rio de Janeiro equivalem à 9ª maior cidade do Brasil. Além disso, o estereótipo do morador de favela pobre, desinformado e marginalizado também deixa de ser real e dá lugar a uma população que consome avidamente (e conscientemente), quer cursar a faculdade e ascender socialmente. Hoje 30% dos moradores de favelas pertencem à classe média e 11% à classe alta. Seus 12 milhões de moradores movimentam economicamente R$ 38,6 bilhões anualmente.
O CEO da Fundação Baobá, Athayde Motta, atentou para o fato de que o Brasil nunca passou por este fenômeno de mobilidade social.


  • A participação da classe média no aquecimento do mercado de combustíveis 
O presidente da Liquigás, Antonio Rubens Silva Silvino, elucidou sobre como a classe média teve um papel fundamental para o aquecimento do mercado de combustíveis no país, especialmente por alguns motivos básicos como a motorização da população, que cada vez mais compra de carros e motos; maior acesso da população a viagens aéreas e, consequentemente, o aumento do mercado de aviação. Tudo isso impulsionado pelo aumento das concessões de crédito, queda nos preços reais dos automóveis, facilidade de compra de passagens aéreas e aumento da frota.

  • As marcas mais desejadas
Para a chamada classe C é muito importante ter marcas de confiança. Mas nem por isso estes consumidores deixam de experimentar coisas novas. Para a classe média, a marca funciona como um atestado de qualidade, mesmo porque suas compras precisam ser certeiras, porque apesar de seu potencial consumidor, não estão em condições de desperdiçar.
Apesar disso, 46% da classe média não tem uma marca preferida, aquela que realmente gera identificação. Isso significa para marcas e empresas uma chance única de adequar-se ao perfil deste consumidor tão ativo e achar subterfúgios para ser “a cara da nova classe média”.





POR QUE AS MULHERES AMAM SAPATOS


Que as mulheres adoram sapatos não é novidade para ninguém, mas algumas chegam ao extremo, como colecionar mais de 300 pares e cuidar e acaricia-los como se os sapatos fossem objetos raros ou sagrados. Para desvendar essa estranha paixão, um documentário entrevistou as maiores autoridades no assunto, como os designers Christian Louboutin e Manolo Blahnik, autores dos sapatos mais cobiçados do mundo, lançados na semana de Moda de Paris.
Há quem diga que o design das peças são quase objetos de arte por isso causam prazer estético semelhante ao das artes plásticas. Outros acreditam que, é o sapato que dá o tom da imagem que se quer passar. Mas, muitos concordam que sapatos fazem a mulher se sentir poderosa, muda conceitos e eleva a auto estima.

Pesquisa prova que mulheres amam mais sapatos do que namorados

Um estudo britânico descobriu, recentemente, que as mulheres são capazes de amar mais os sapatos do o namorado. O site Tszuji, autor da pesquisa, ouviu mil mulheres e a maioria disse lembrar do primeiro sapato, mas não lembrar do primeiro beijo. Foram 92% que lembraram do primeiro sapato e não do primeiro namorado. Outro dado é ainda mais impressionante: 96% sentem remorso por jogar fora um par de calçados, enquanto apenas 15% se sentem mal por darem o fora em um namorado. A mesma pesquisa perguntou: por que as mulheres amam sapatos e as respostas foram: “Ah sei lá,  porque são indispensáveis”, “lindos,  nos deixam nas alturas”, “me sinto poderosa”,  “É uma terapia organizá-los por cor, modelo e ficar admirando...” Uma pesquisa mais profunda foi realizada no Rio Grande do Sul, por especialistas de uma indústria calçadista com o objetivo de investigar os valores que as mulheres atribuem aos sapatos. Foram entrevistadas  mulheres entre 20 e 60 anos e o resultado da pesquisa mostra que o uso do sapato remete às diversas funções exercidas pela mulher moderna. Quando precisam correr bastante no dia a dia, a preferência é por um calçado confortável e que a acompanhe durante as múltiplas atividades do dia. O design também é fundamental. A mulher escolhe o sapato que combina com ela, que a valorize. “Quando coloco o sapato certo, no momento certo, me sinto segura”, diz uma das entrevistadas. O salto foi um atributo muito mencionado, melhorando a postura, garantindo elegância e sensualidade. Estes são os atributos mais citados, que levam ao bem-estar, fazem a mulher se sentir mais elegante e mais atraente. A conclusão é que os sapatos levam aos valores de autoestima, inserção social e poder.

Pesquisadores nos EUA descobrem pista reverter calvície

Uma boa notícia para quem sofre com a calvície. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram uma pista biológica para a calvície que poderia levar à descoberta de um tratamento para interromper ou até mesmo reverter a perda dos cabelos.


Cientistas americanos analisaram homens calvos e ratos de laboratório e descobriram uma proteína que leva à perda de cabelos. De acordo com os pesquisadores, drogas que seguem esse caminho já estão em desenvolvimento. O estudo, publicado na revista especializada Science Translational Medicine, pode  levar a um creme para tratar a calvície.

Proteína identificada
A perda dos cabelos, na maioria dos homens, começa na meia-idade. Até os 70 anos, 80% dos homens enfrentam alguma perda de cabelo. O hormônio sexual masculino testosterona e os fatores genéticos têm um papel importante no processo. Eles provocam a diminuição dos folículos capilares, até que eles se tornem tão pequenos que parecem invisíveis, levando à aparência da calvície.
Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia analisaram quais genes são ativados quando os homens começam a perder os cabelos. E verificaram que os níveis de uma proteína-chave chamada prostaglandina D sintetase são elevados nas células dos folículos capilares localizados em áreas calvas do couro cabeludo.

Testes clínicos
Camundongos criados para ter níveis altos da proteína ficaram completamente calvos. Cabelos humanos transplantados também pararam de crescer ao receber a proteína. A inibição do crescimento do cabelo seria ativada quando a proteína se liga a um receptor nas células dos folículos capilares.
"Essencialmente, mostramos que a proteína prostaglandina era elevada no couro cabeludo dos homens e que ela inibia o crescimento capilar. Então identificamos um alvo para o tratamento da calvície masculina", afirma o dermatologista George Cotsarellis, coordenador do estudo.
"O próximo passo será procurar compostos que afetam esse receptor e também descobrir se bloquear esse receptor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida", informa o dermatologista. E acrescenta que várias drogas que seguem essa pista já foram identificadas e algumas já estão na fase de testes clínicos.




sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



  • Para ser uma dona de casa perfeita, uma mulher cuidadosa e hospitaleira, deve conhecer também algumas regras de bem viver e, em particular algo sobre etiqueta à mesa, da qual damos um breve “decálogo”.
  • Mastigar silenciosamente e não falar com a boca cheia.
  • Ao se tomar uma sopa, não se deve fazer nenhum rumor.
  • Nunca encha demasiadamente a boca.
  • O alimento é que deve ser levado à boca e não vice-versa.
  • Sente-se comodamente, com o corpo direito, mas não excessivamente rígido.
  • O guardanapo deve ser colocado no colo.
  • Os cotovelos não devem ser apoiados na mesa e sim permanecer junto ao corpo, mesmo quando se deve cortar um alimento mais duro.
  • Devem-se colocar apenas dois terços de sopa na colher, que será levado à boca não pela ponta e sim por um dos lados.
  • O caldo servido em taças deve ser tomadas diretamente e não com a colher que servirá apenas para provar e verificar se o líquido não está muito quente.
  • A colher de sopa será deixada no prato com o cabo voltado para a direita e em sentido horizontal.
  • Os alimentos não devem nunca ser deixados desordenadamente no prato mas no centro.
  • O alimento não deve ser cortado todo de uma vez, mas pouco a pouco, conforme se vai comendo.
  • O ovo estalado será servido no recipiente em que foi feito e comido com pedacinhos de pão, sem, entretanto, desfazer muito a gema.
  • Os frutos de mar são comidos com a mão, pegando-se a conchinha por uma de suas extremidades. Somente para a ostra admite-se o talher.
  • Nunca se deve colocar dois bocados no garfo.
  • Quando se acabou de comer, o garfo e a faca, levemente cruzados, irão para o centro do prato, sem sentido perpendicular.
  • O peixe não se deve ser cortado com a faca, deve-se usar o talhar apropriado. Primeiro tira-se a cabeça, depois a cauda e faz-se um corte no dorso para tirar delicadamente os filés.

Arte Culinária





Arte Culinária que, Segundo parece distingue-se e outros textos do mesmo gênero por apresentar umas características próprias, particulares, pois se originou, principalmente da união de duas formas de experiências: Das donas de casa que consideram a alimentação como algo de fundamental na vida em família e a experiência mais profunda e completa de mestres e chefes de cozinha que amam realmente sua profissão. Sabemos que a cozinha agrada quando é simples, clássica, genuína, isto é, quando está ao alcance de todos, quando posta em prática sem receio. Por esta razão devemos levar em consideração quem vamos receber e o que vamos servir. Nunca podemos esquecer que a nossa família merece sempre o melhor. Frequentemente, porém este ritual cotidiano é feito apressadamente, às vezes bastam dois pratos, sem levar em consideração que também os olhos devem ter sua vez.


Peixes


Quantas vezes você já não se terá encontrado diante de uma banca de peixe, fascinada pela grande variedade exposta, mas se viu incapaz de reconhecer e dar nome aos peixes que não pertencem às espécies mais conhecidas. E quantas vezes não comprou os mais clássicos, deixando de lado os outros peixes ótimos, e, sobretudo menos custosos? Hoje, porém você poderá aprender alguma coisinha sobre o assunto. Antes de fazer sua compra, observe bem os tipos de peixe que lhe apresentamos nesta edição e nas próximas.

Peixes de Água Salgada:

Agulha:
Peixe dotado de um longo e fino prolongamento da boca, sua carne é apreciada e saborosa.








Anchova:
 Peixe pequeno, de carne saborosa, ótimo que seja fresco , seco ou em conserva; seu dorso é verde azulado, seus flancos, prateados; as anchovas são excelentes no antepasto.







Arenque: 
Peixe de forma elegante e fina, de pele finíssima e escamas que se destacam facilmente a cor de seu dorso é azul-escura, mas seu ventre é prateado. É apreciado quando fresco, mas o é muito mais quando seco. 







Badejo:  
Pertence á família das merluzas; sua pele é cinza-esverdeada e sua barbatanas negras; possui carne boa e delicada, embora levemente aquosa, quando esta fresco, suas escamas são cor de prata brilhantes, o olho vivaz e róseo, sua carne é fina; é ótimo assado ou cozido.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Falta de consciencia ou respeito?



A cadeirante Maria, auxiliada por seu Aldo, teve que trafegar pela rua porque a calçada 
não oferecia condições de tráfego para cadeira de rodas.



  Quem anda a pé pelas ruas de Dourados enfrenta sérios problemas com as más condições das calçadas.

  Nossa redação, após ouvir uma reclamação, saiu às ruas para verificar a situação. Percebemos muitas irregularidades nas áreas destinadas aos pedestres. No centro da cidade, os calçamentos apresentam muitas imperfeições que obstruem e dificultam a circulação das pessoas, além do aspecto estético negativo na cidade. Nos bairros, ainda existe a ausência de calçadas em diversas ruas e as existentes encontram-se esburacadas, muitas sem revestimento de cimento dificultando o tráfego de pedestres principalmente em dias de chuva. Além disso, muitas servem de depósito de lixo.

  O fato é que a responsabilidade pela construção e manutenção das calçadas cabe aos proprietários dos imóveis, que parecem não se importarem com o bem estar do próximo, principalmente dos deficientes físicos, das mães com carrinhos de bebês e idosos. E embora o proprietário seja responsável pela conservação das calçadas não significa que ele seja o dono da calçada. Elas são públicas e ninguém tem o direito de usá-los para outros fins senão para passagem de pedestres.


Uma mureta divide a calçada no Jardim Clímax




O desrespeito aos pedestres chegou ao ponto máximo da inconsequência ao construírem muretas numa calçada no Jardim Clímax. No centro, muitas empresas utilizam as calçadas como estacionamento de clientes. Alguns comerciantes usam a calçada como extensão de lanchonetes e bares, obrigando o pedestre a desviar e ir para a rua, porque o lugar dele na calçada foi ocupado por mesas e cadeiras.

 Outros municípios brasileiros que enfrentam o mesmo problema apresentaram projetos de nivelamento das calçadas, onde a prefeitura realiza as obras e cobra o valor correspondente dos proprietários dos imóveis. O projeto foi apresentado em algumas cidades catarinenses com o objetivo de melhorar a estética da cidade e garantir a mobilidade urbana a todos os cidadãos, principalmente dos portadores de deficiência, que os são mais prejudicados com o desnível.

Entulhos e até uma sucata de carro ocupam as calçadas.
Além do desnível, materiais de construção são depositados 
na calçada em frente a uma construção.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

QUEM NÃO TEM SUJEITO NÃO FLEXIONA!


 “Fazem dez anos que eu digo isso!” ERRADO
O certo é “faz dez anos que eu digo isso”.
O verbo faz, quando indica tempo, é sempre no singular.
Por isso, tanto faz se faz um ano ou faz mil anos, a regra do verbo sem sujeito é sempre esta.



O Segredo da Juventude


  
 Prolongar o envelhecimento retardando as rugas e sinais do tempo é um sonho de toda mulher. Parecer mais jovem eleva a autoestima e aumenta a motivação para a vida.
  Mas, existe realmente essa fórmula mágica? Especialistas garantem que  manter uma vida saudável é o segredo. Segundo o americano Chris Crowley, de 72 anos, co-autor do livro Fique Mais Jovem a Cada Ano, a fórmula para manter-se ativo sempre é muito mais simples do que as pessoas imaginam: exercícios, bom humor e amigos.
No  entanto, para dar uma forcinha à natureza ajudar a pele ficar mais lisinha, listamos algumas receitinhas caseiras fáceis e eficientes. Anote.




RECEITAS CASEIRAS CONTRA O ENVELHECIMENTO:

    Amasse duas bananas e deixe esfriar 20 minutos na geladeira.
Mexa até ficar consistente e homogêneo aplique no rosto.
    Feito isso, descanse o corpo e deite descanse por 15 minutos.
    O creme de banana pode ficar no rosto pelo menos 60 minutos. Faça essa receita pelo menos uma vez por semana.
    Os efeitos são imediatos quanto a maciez da pele, e as rugas começam a sumir nas primeiras semanas.

COMO TIRAR MANCHAS SENIS DAS MÃOS:

   Através de um esfoliamento a cada 15 dias, evite se expor sua mãos ao sol, usar filtro solar.
   Veja abaixo a receita de um super-esfoliante:

Faça uma mistura de 2 colheres de açúcar e 2 colheres de mel. Aplique uma vez por semana massageando as mãos durante 5 minutos.